O trabalho de Otimização de sites oferecido pela HDR Soluções Para Sites para um melhor posicionamento nos mecanismos de busca como o Google, Yahoo e Bing, de modo que sua empresa tenha um melhor retorno através da web.
A otimização de site é um trabalho constante e de médio / longo prazo, onde o seu site passará por mudanças na estrutura dele (códigos HTML) e, na maioria dos casos, a mesma deve ser refeita, de modo que os dados contidos nele sejam distribuídos de maneira correta.
Possuímos mais de 5 anos de experiência em SEO, iniciando os estudos através de fóruns especializados no exterior, onde este trabalho lá já está muito evoluído em relação ao Brasil. Dessa maneira, estamos antenados as mudanças dos mecanismos de buscas e, a partir de pequenas oportunidades, conseguimos uma grande diferença nos resultados de nossos clientes.
Uma coisa é certa na otimização: o site de sua empresa tem que estar definitivamente bom em termos de usabilidade, para que o visitante tenha uma melhor experiência e consiga fazer o que pretende quando entrar em seu site.
Para os fatores internos ao sites, buscamos percorrer as seguintes etapas:
- Definição de inicio/escopo;
- Pesquisa de palavras-chaves;
- Otimização para buscadores
- Contrução de título, descrição e palavras-chave;
- Páginas (URL's) amigáveis para os buscadores;
- Otimização de imagens e seus títulos;
- Otimização da linkagem interna;
- Destaque das palavras-chave em negrito e itálico;
- Mapa do site (XHTML e XML)
- Permissão e criação do Robots.txt
Para os fatores externos ao sites, buscamos percorrer outro processo com as seguintes etapas:
Cadastramento nos principais sites de busca e diretórios da área de atuação;
Estratégias de links building (Construção de links em outros tipos de site, como artigos, blogs, fóruns especializados, etc);
Estratégias de link baiting (iscas de links) através de conteúdo em seu site;
Verificação do ranking;
Mensuração e análise das ações acima;
Alguns dos critérios que mais se destacam entre os fatores de otimização de sites
Tempo que o domínio existe;
Título do site com a palavra-chave que deseja rankear;
A quanto tempo o conteúdo existe;
Atualização e frequência que o conteúdo é atualizado;
Links que apontam para seu site (backlinks, de preferência do mesmo nicho da sua empresa);
Codificação da página;
Conteúdo exclusivo;
Densidade de palavras chaves;
Palavras chaves relevantes;
Google Pagerank – Popularidade do site;
Quantidade de links que apontam para o site que são removidos;
Servidor de hospedagem de sites importantes (IP);
Erro de páginas não encontradas;
Utilização de arquivo robots.txt;
Servidor constantemente no ar;
Indicações humanas em sites mais acessados.
Boas práticas de otimização de sites (Início e básico de SEO)
Definição de inicio / escopo
O primeiro passo antes de todo o trabalho de SEO (otimização de sites) é ter definido a área de atuação que a empresa atua. Isso porque para cada área o trabalho muda bastante e as estratégias usadas não são as mesmas.